quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sistemas Operacionais: Quebrando Barreiras


    O Sistema Operacional é um programa desenvolvido para interagir com o Hardware de seu equipamento. Se não fosse por ele, seria praticamente impossível solicitar simples ações, como exemplo: abrir a unidade de CD ou DVD, copiar uma imagem de uma pasta para outra, etc.
    É ele quem interpreta as ações do usuário e sabe como fazer para executá-las. É ele também quem distribui o processamento das informações, gerencia a memória controlando a prioridade das solicitações; enfim, controla todos os dados que percorrem o computador.
    O primeiro Sistema Operacional mais popular foi o MS-DOS, sistema esse que tudo funcionava com comandos de texto, sendo que o usuário tinha que decorar muitas informações ou recorrer ao manual.

Windows, uma nova era!

    A popularização do Sistema Operacional se deu com o Windows da empresa Microsoft, que era proprietária do MS-DOS e transformou os comandos desse sistema em um sistema visual, que se tornou mais fácil de executar as operações tradicionais, permitindo um ganho de tempo com relação ao sistema antigo.
    O Windows foi evoluindo: passou da primeira versão para a 3.1, seguido da 3.11 (versão essa que deu início ao uso de computadores em rede). Após, vieram versões mais aprimoradas, como a 95, 98, ME, NT, 2000 seguidas das XP, Vista e 2007.
    Nesse período de evolução do Windows, surgiu um outro Sistema Operacional para quebrar o monopólio criado pela Microsoft. Foi o Linux, sistema esse gratuito que possui as duas formas de se trabalhar: em texto (versão essa mais utilizada por servidores) e visual (mais utilizada em estações de trabalho). Sua maior vantagem é não possuir custo e possuir um número muito grande de pessoas no mundo trabalhando juntas para sua evulução.
Até onde os Sistemas Operacionais irão chegar? Até onde a imaginação dos desenvolvedores conseguir.

Abraços Éric Frade

Nenhum comentário:

Postar um comentário