terça-feira, 12 de maio de 2009

Drivers: afinal, o que são?


    Drivers são pequenos programas que fazem a comunicação entre o Sistema Operacional de sua máquina e o Hardware. Temos como exemplos de Hardware (impressora, mouse, placas de vídeo e rede, monitor, pen-drives, etc...) e exemplos de Sistemas Operacionais (Windows, Linux, MS-DOS, Unix, FreeBSD, etc...).
    O Sistema Operacional de sua máquina recebe as instruções contidas no driver, as processa e, a partir daí, sabe como fazer para se comunicar com o Hardware.
    Tendo como exemplo a impressora, ao instalar o Driver (etapa em que vemos em outro artigo), seu Windows passa a saber em que porta ela se localiza, se ela está ou não ligada, se possui papel, de que forma os dados a serem impressos chegarão até ela, se a impressão é em preto ou colorida, entre outras coisas.
    Então, podemos afirmar que sem o Driver, nenhum Hardware poderá funcionar, pois sem ele não haveria comunicação entre os equipamentos.

Talvez você se pergunte: Por que não preciso instalar alguns drivers?

    Ao instalar alguns equipamentos (alguns modelos de impressoras, pen-drives, câmeras, monitores), os drivers já são reconhecidos automaticamente. Isso ocorre porque o driver já se encontra no seu Sistema Operacional. Ao instalar o Windows, por exemplo, já é instalado automaticamente um "pacote" onde estão os drivers mais comuns fornecidos pelos respectivos fabricantes. Por isso, ao instalarmos ou conectarmos alguns tipos de equipamento, não é solicitado a instalação do mesmo.

Abraços Éric Frade

Nenhum comentário:

Postar um comentário