quinta-feira, 14 de maio de 2009

Linux: O sistema do futuro?


    O Linux é um Sistem Operacional com uma estrutura completamente diferente do Windows. Ele possui recursos de gerenciamento de memória e discos que permitem uma performance mais elevada que a de seu concorrente.
    Em mais de 10 anos de uso, ele se popularizou em meados de 1995 quando passou a ser utilizado em servidores, se aperfeiçoando, tornando-se o melhor sistema para servidores. Atualmente, podemos encontrá-lo em muitos equipamentos destinados às estações de trabalho e ao usuário comum, já saindo de fábrica com o sistema instalado.
    Por ser um sistema totalmente gratuito sobre a licença GPL (que veremos em outro artigo), ele conseguiu se popularizar, possibilitando o acesso ao computador pelas pessoas de baixa renda. Mas, a principal resistência que o Linux encontrou foi a falta de adaptação inicial por ser um sistema que exige um conhecimento maior do usuário. Isso fez com que os usuários, conforme adquiriam uma máquina com o Linux, o substituíssem por outro sistema operacional, mas na sua forma ilegal.

Mas, qual é a dificuldade do Linux?

    O Linux, em sua versão para o usuário comum, também chamada de Desktop, ainda está amadurecendo. À partir disso, a comunidade que colabora com o desenvolvimento do Linux está se esforçando para torná-lo mais prático para o usuário com pouca experiência. Isso fez com que ocorressem vários avanços nesse sentido, fazendo com que as pessoas que no passado o rejeitaram, viessem a utilizá-lo com frequência.
    Cada vez mais, o Linux vem quebrando as barreiras encontradas por ele no passado e adquirindo contribuidores e usuários, tornando-o mais popular. Atualmente, podemos encontrar diversas empresas que o possuem em 100% dos equipamentos, um número cada vez maior de sistemas e programas compatíveis, celulares e computadores de bordo de veículos que o utilizam, entre muitos outros seguimentos.
    Enfim, podemos ter a certeza de que, mesmo que ele não se torne absoluto no mercado, seu lugar já está garantido.

Abraços Éric Frade

Nenhum comentário:

Postar um comentário