quinta-feira, 21 de maio de 2009

Meu computador não reconhece o servidor pelo nome, apenas pelo endereço IP. O que fazer?

    Você talvez se depare com esse problema: tentei acessar alguma pasta do meu servidor. Abri o explorer e digitei \\servidor\ (ou outro nome) e disse que a máquina não foi encontrada. Digitei \\192.168.0.1\ e acessou. Você sabe que seu servidor está corretamente configurado. E agora?
    Isso ocorre porque a maquina que você tenta acessar, geralmente o Windows, perdeu as configurações de DNS. Então você precisa colocar as informações manualmente.

E como fazer isso?

    Abra o "Meu Computador", vá para o diretório "Windows", "System32", "Drivers", "etc". Você irá encontrar um arquivo chamado "hosts". Dê um duplo-clique no arquivo e abra-o com algum editor de texto (Bloco de Notas, Wordpad, etc...).
    No final do arquivo, coloque a referência do endereço com o número IP e o nome do servidor, como mostrado na imagem abaixo.


    Pronto, agora é só salvar o arquivo e tentar novamente. Não precisa nem reiniciar o seu computador.

Abraços Éric Frade

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Linux: O sistema do futuro?


    O Linux é um Sistem Operacional com uma estrutura completamente diferente do Windows. Ele possui recursos de gerenciamento de memória e discos que permitem uma performance mais elevada que a de seu concorrente.
    Em mais de 10 anos de uso, ele se popularizou em meados de 1995 quando passou a ser utilizado em servidores, se aperfeiçoando, tornando-se o melhor sistema para servidores. Atualmente, podemos encontrá-lo em muitos equipamentos destinados às estações de trabalho e ao usuário comum, já saindo de fábrica com o sistema instalado.
    Por ser um sistema totalmente gratuito sobre a licença GPL (que veremos em outro artigo), ele conseguiu se popularizar, possibilitando o acesso ao computador pelas pessoas de baixa renda. Mas, a principal resistência que o Linux encontrou foi a falta de adaptação inicial por ser um sistema que exige um conhecimento maior do usuário. Isso fez com que os usuários, conforme adquiriam uma máquina com o Linux, o substituíssem por outro sistema operacional, mas na sua forma ilegal.

Mas, qual é a dificuldade do Linux?

    O Linux, em sua versão para o usuário comum, também chamada de Desktop, ainda está amadurecendo. À partir disso, a comunidade que colabora com o desenvolvimento do Linux está se esforçando para torná-lo mais prático para o usuário com pouca experiência. Isso fez com que ocorressem vários avanços nesse sentido, fazendo com que as pessoas que no passado o rejeitaram, viessem a utilizá-lo com frequência.
    Cada vez mais, o Linux vem quebrando as barreiras encontradas por ele no passado e adquirindo contribuidores e usuários, tornando-o mais popular. Atualmente, podemos encontrar diversas empresas que o possuem em 100% dos equipamentos, um número cada vez maior de sistemas e programas compatíveis, celulares e computadores de bordo de veículos que o utilizam, entre muitos outros seguimentos.
    Enfim, podemos ter a certeza de que, mesmo que ele não se torne absoluto no mercado, seu lugar já está garantido.

Abraços Éric Frade

Sistemas Operacionais: Quebrando Barreiras


    O Sistema Operacional é um programa desenvolvido para interagir com o Hardware de seu equipamento. Se não fosse por ele, seria praticamente impossível solicitar simples ações, como exemplo: abrir a unidade de CD ou DVD, copiar uma imagem de uma pasta para outra, etc.
    É ele quem interpreta as ações do usuário e sabe como fazer para executá-las. É ele também quem distribui o processamento das informações, gerencia a memória controlando a prioridade das solicitações; enfim, controla todos os dados que percorrem o computador.
    O primeiro Sistema Operacional mais popular foi o MS-DOS, sistema esse que tudo funcionava com comandos de texto, sendo que o usuário tinha que decorar muitas informações ou recorrer ao manual.

Windows, uma nova era!

    A popularização do Sistema Operacional se deu com o Windows da empresa Microsoft, que era proprietária do MS-DOS e transformou os comandos desse sistema em um sistema visual, que se tornou mais fácil de executar as operações tradicionais, permitindo um ganho de tempo com relação ao sistema antigo.
    O Windows foi evoluindo: passou da primeira versão para a 3.1, seguido da 3.11 (versão essa que deu início ao uso de computadores em rede). Após, vieram versões mais aprimoradas, como a 95, 98, ME, NT, 2000 seguidas das XP, Vista e 2007.
    Nesse período de evolução do Windows, surgiu um outro Sistema Operacional para quebrar o monopólio criado pela Microsoft. Foi o Linux, sistema esse gratuito que possui as duas formas de se trabalhar: em texto (versão essa mais utilizada por servidores) e visual (mais utilizada em estações de trabalho). Sua maior vantagem é não possuir custo e possuir um número muito grande de pessoas no mundo trabalhando juntas para sua evulução.
Até onde os Sistemas Operacionais irão chegar? Até onde a imaginação dos desenvolvedores conseguir.

Abraços Éric Frade

terça-feira, 12 de maio de 2009

Drivers: afinal, o que são?


    Drivers são pequenos programas que fazem a comunicação entre o Sistema Operacional de sua máquina e o Hardware. Temos como exemplos de Hardware (impressora, mouse, placas de vídeo e rede, monitor, pen-drives, etc...) e exemplos de Sistemas Operacionais (Windows, Linux, MS-DOS, Unix, FreeBSD, etc...).
    O Sistema Operacional de sua máquina recebe as instruções contidas no driver, as processa e, a partir daí, sabe como fazer para se comunicar com o Hardware.
    Tendo como exemplo a impressora, ao instalar o Driver (etapa em que vemos em outro artigo), seu Windows passa a saber em que porta ela se localiza, se ela está ou não ligada, se possui papel, de que forma os dados a serem impressos chegarão até ela, se a impressão é em preto ou colorida, entre outras coisas.
    Então, podemos afirmar que sem o Driver, nenhum Hardware poderá funcionar, pois sem ele não haveria comunicação entre os equipamentos.

Talvez você se pergunte: Por que não preciso instalar alguns drivers?

    Ao instalar alguns equipamentos (alguns modelos de impressoras, pen-drives, câmeras, monitores), os drivers já são reconhecidos automaticamente. Isso ocorre porque o driver já se encontra no seu Sistema Operacional. Ao instalar o Windows, por exemplo, já é instalado automaticamente um "pacote" onde estão os drivers mais comuns fornecidos pelos respectivos fabricantes. Por isso, ao instalarmos ou conectarmos alguns tipos de equipamento, não é solicitado a instalação do mesmo.

Abraços Éric Frade